Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Novas estrelas brilham na ALV

Cléa, Yvone, Cris, Neide, Inácia, Jane, Eunice, Hermínia, Izabel, Shirley, Ailezz e Sandra.
Ainda comemorando os 25 anos de fundação, a ACADEMIA LITERÁRIA DE VIDA na noite de 10 de maio de 2018 promoveu a solenidade de posse das recém eleitas, na sala de eventos da Villa Sorelle, Rua Sargento Zacarias, 71, Luzia.

Shirley Rocha Reis
A solenidade foi conduzida pela professora de Artes a senhora Shirley Rocha Reis de forma impecável. A mesa foi composta pela presidente Shirley Rocha, Maria Hermínia Caldas, Yvone Mendonça de Souza, Domingos Pascoal (membro da Academia Sergipana de Letras) e Ismael Pereira (membro da Academia de Letras de Aracaju). Logo após as acadêmicas Cléa Brandão de Santana e Sandra Natividade introduzirem no recinto as novas acadêmicas houve a execução do Hino Nacional. Constou da programação o discurso de Sandra Natividade que sob o título de -Visão de águia – discorreu sobre a pessoa de Maria Lígia Madureira Pina, fundadora da Academia. Em seguida, Cléa Brandão falou da saga de Maria Lígia durante mais de 21 anos em que ela presidiu a Academia, e de sua persistência durante a jornada para que a grupo permanecesse coeso.  

POSSE
Após a apresentação de cada acadêmica com a leitura de uma síntese biográfica foi entregue o Diploma Acadêmico e a pelerine, traje símbolo da Academia. 
Cadeira nº 13, cuja Patrona é a professora e escritora Maria das Graças Azevedo: MARIA EDNEIDE DOS SANTOS LEMOS (Neide Honorato) 
Cadeira nº 14, cuja Patrona é a professora e escritora Thétis Nunes: TANIA CRISTINA SANTOS DE SOUZA (Cris Souza) 
Cadeira nº 15, cuja Patrona é a artista plástica Rosa Moreira Faria: IZABEL CRISTINA MELO DOS SANTOS PEREIRA (Izabel Melo)
Cadeira N. 16, cuja Patrona é a poetisa e declamadora Graziella Cabral: MARIA ZÉLIA DA SILVA ROCHA (Ailezz)
Cadeira nº 19, cuja Patrona é a professora e escritora Ofenísia Freire: MARIA EUNICE GUIMARÃES SANTOS GARCIA (Eunice Guimarães)
Cris Souza fez o agradecimento em nome das demais acadêmicas empossadas dizendo-se honrada e prometendo engrandecer os caminhos da Academia. Izabel Melo declamou de sua autoria o soneto “A Academia Literária de Vida – vinte e cinco anos de existência”, exprimindo sua admiração pela entidade e membros que agora ela abraça. Eunice Guimarães muito emocionada, falou sobre sua alegria e orgulho naquele momento. Ailezz rodeada pelos filhos disse como conheceu a Academia pela internet, gostou do nome Vida e procurou saber mais. Conquistou uma madrinha e foi apresentada à Academia, apaixonou-se e candidatou-se, sendo eleita. Também enalteceu a sua patrona a poeta e declamadora capelense - Graziella Cabral.
Leticia Lima estudante da Escola Municipal do Ensino Fundamental Alencar Cardoso e integrante da Academia de Letras Estudantil de Sergipe declamou de sua autoria A Sementinha, deixando todos encantados com a poeta - declamadora que vem surgindo. Com a palavra, Ismael Pereira, depois de enaltecer o evento, declarou seu amor em versos à esposa Izabel, concluídos com um beijo, o que emocionou a plateia. E ao declamar versos de Tobias Barreto e discordar de Castro Alves, houve a réplica por parte de Yvone Mendonça que defendeu Castro Alves! E quase teríamos um embate dos dois famosos rivais poetas brasileiros através dos mesmos. Muitas palmas para ambos! Com a palavra, Domingos Pascoal fiel companheiro, baluarte em prol da abertura de espaços para a literatura e da cultura em geral. Ele disse da importância de congraçamentos como o da Academia, da criação das academias pelos interiores sergipanos, dando aos escritores (antes de gavetas) a oportunidade de reunidos, discutirem e divulgarem suas obras e dar aos jovens uma visão da beleza que é leitura, o escrever. Parabenizou as cinco acadêmicas pela entrada numa casa que honra a cultura e a harmonia entre confreiras há mais de vinte e cinco anos.  
O som esteve ao encargo do DJ Sérgio Luís, trazendo o embalo musical da noite e o coquetel sob regência de Ana Hortência da Villa Sorelle foram muito elogiados pelos presentes, o que nos deixou muito felizes.
Algumas fotos para registro:

Leticia Lima, Ailezz Silva da Rocha e Izabel Melo

Festa para todas as idades...Filha e mãe.

Eunice Guimarães - emocionada - durante o discurso

Ismael Pereira discursando

Yvone Mendonça defendendo Castro Alves

Domingos Pascoal discursando
Sérgio Luis - o DJ - comandou a música

Trio de Ouro - da Villa Sorelle
Equipe da Ana Hortência, gerente da Villa Sorelle, frente ao espetacular buffet
OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPARAM DO NOSSO GRANDE MOMENTO.

Depois tem mais...