Translate

quarta-feira, 7 de março de 2018

AILEZZ - escritora e artista plástica


Eis a mais nova acadêmica eleita para a nossa Academia. Ela e mais quatro escritoras tomarão posse no final deste mês. Breve informaremos mais detalhes. Por ora apreciem um pouco dessa mulher que nesta data representa nossa homenagem à todas mulheres do mundo.



Maria Zélia da Silva Rocha – usa o pseudônimo Ailezz, ou seja, Zélia ao contrário. Ela nasceu na cidade de Propriá, município de Sergipe, em 03 de janeiro de 1934. Dona de um sorriso cativante, sua vida traduz arte. Sem perceber, ao bordar o enxoval de cada filho, esboçava delicadas nuances, aprendidas nas aulas de pintura e desenho, quando aluna no Colégio N. S. das Graças, em Propriá, município de Sergipe.

  Após criar os 14 filhos, sete homens sete mulheres, partiu em busca de aperfeiçoar sua arte e pôs em prática o que havia deixado lá atrás; refez aulas, cujos traços natos sem pretensões, surpreendia seus mestres, inicialmente em Aracaju, depois em Salvador e no Rio de Janeiro. Como artista plástica, seja na pintura ou escultura, com diversos estilos realizou várias exposições individuais e coletivas.

  Na literatura ela se lançou depois dos 70 anos mas já escreveu e publicou onze livros. Uma produção que lhe permite passear do gênero infantil ao adulto, e exercitar a sua veia poética e criativa em seus romances, contos, crônicas e poesias. Nas capas e entre as páginas dos livros há sempre desenhos e pinturas traduzindo dessa forma sua criatividade. 

 Seu primeiro livro Zelinha me contou foi parar em Angola, na Casa da Cultura Brasil-Angola. Lá, dentro do projeto “Sopa de Letrinhas”, em Luanda, o título foi inserido na lista de publicações que servem como fonte dos contadores de estória, para ela a iniciativa visa igualmente divulgar ao público angolano a literatura infantil brasileira. Na noite de 01 de março de 2018, na prazerosa Villa Sorelle foi lançado mais um livro, de crônicas com o título “Estou nas Nuvens”, com o heterônimo Flora Liz, num estilo completamente diferente dos outros livros.

Publicações: Zelinha me contou (contos infantis), A Morada Feliz (romance infanto-juvenil), Tomates Cerejas (romance), O Bicho Livro (conto infantil), Lírio Azul (romance), Brincando de Céu (infantil), A Borboleta Azul (infantil), O Homem e o Pássaro (infantil), A Bisa Me Contou (infantil), Tempo Bonito (contos e crônicas) e Estou nas Nuvens (crônicas).

Ailezz divulga desde 2009 seus trabalhos no blog:https//ailezz.blogspot.com.br  - Visitem !

Livros publicados por Ailezz

Escultura criada por Ailezz

Dia da mulher

Mulher para que mentir
Se fostes amada um dia
E vives nessa agonia
Das lembranças vividas
Das declarações recíprocas
Chegadas na mansidão
Do ouvir sempre a deixar
No falar, o olhar 
A se deixar tocar
Você mulher frágil
Mas forte, quando pede
A vida lhe oferece
A dádiva mais bonita:
Ser uma flor 
Para receber amor
Ailezz
Escultura criada por Ailezz
FRIO NA ALMA

Hoje quando acordei
Abracei-me
Sentindo necessidade
De me aquecer
Então lembrei
Por que não lembrar
Os momentos bons
Que passei
Enrolei-me nos lençóis
E me aqueci
Ouvindo uma voz
A me pedir
Não se sinta só
Eu estou aqu
i
Ailezz

NOITE DE LANÇAMENTO


Ailezz autografando para Sandra Natividade
O lançamento de Estou nas Nuvens, de Ailezz  usando o heterônimo Flora Liz ocorreu na noite de 28 de fevereiro de 2018, em ambiente cativante e agradável do Salão Multieventos Villa Sorelle. na Sargento Zacarias, 71, Suissa, em Aracaju.  Aconteceu um verdadeiro sarau poético, musical, declamações, depoimentos sobre a autora e a irretocabilidade do coquetel que se estendeu noite adentro. Zélia, Ailezz, Flora Liz,  a criatividade lhe confere heterônimos, codinomes, confrade da Academia Literária de Vida. A nossa ALV, mais uma vez está de parabéns por receber tão nobre membro e junto aos convidados, leitores e admiradores de carteirinha, participar de uma noite literária de lançamento memorável. 





Lu, a cantora da noite, Jane da ALA e Eunice eleita para a ALV

Jane Nascimento, Ailezz e Shirley Rocha

Amigos, admiradores e familiares - felizes

Cristina Ramalho escreveu o Prefácio

Marta Hora (blusa preta) declamando
A neta de Ailezz prestando sua homenagem

 
Ailezz  falando da sua felicidade e prometendo para breve novo livro!